Direito do trabalhador de ter seu holerite está sendo “parcialmente” suprimido pela atual administração da prefeitura de Indiaporã

por India Porã publicado 28/05/2024 09h29, última modificação 28/05/2024 09h29

É sabido por grande parte dos brasileiros que o fornecimento do holerite é uma obrigação do empregador e deve ser fornecido para que o trabalhador saiba o que lhe foi pago e o que foi descontado de seu pagamento. A importância do recebimento do holerite vai além da transparência entre trabalhador e empregador. Ela atinge as relações de consumo do trabalhador, pois os holerites servem como comprovante de renda, sendo exigido em diversas situações, tais como abertura de crediário, conta em banco e até mesmo compra de imóvel, dentre muitas outras situações. Ocorre que, ao que parece, os integrantes da atual administração da prefeitura de Indiaporã não sabem ou se fazem não saber da obrigatoriedade e da imensa importância de fornecer holerite aos seus trabalhadores, vez que todo mês, isso mesmo mês sim e outro novamente, o direito do trabalhador de ter seu holerite está sendo “parcialmente” suprimido pela atual administração, que todo mês, incansavelmente e rotineiramente, tem demorado dias, semanas, quinzena e até mesmo um mês inteiro para que o departamento pessoal libere o holerite online de seus funcionários no site da prefeitura, pois não entregam mais o holerite impresso aos seus funcionários, tal situação desrespeitosa tem causado dificuldades e transtornos aos funcionários, principalmente aqueles que se sentem prejudicados ao receberem seus pagamentos e não terem como saber, detalhadamente, o que lhe foi pago, o que lhe foi descontado e se estão sofrendo algum outro prejuízo financeiro. Hoje, 10/04/2024, fazem 15 dias em que, novamente, nós funcionários estamos sendo desrespeitados e prejudicados pela não entrega de nosso holerite referente ao pagamento do mês de março deste ano, sendo que, tal pagamento foi recebido em 27/03/2024.

: 10/04/2024 12h06
: Denúncia
: Ouvidoria / e-Sic
: 20240410120630
: Resolvida

Respostas

1

: ind
: 28/05/2024 09h29
: Tramitando

Prezado senhor (a)
Em resposta recebida do executivo municipal, dia 27/05/2024 através do oficio 59/2024-GAB. No ofício fomos informado que a administração municipal solicitou aos gerenciadores do sistema que gera as folhas de pagamento, e consequentemente os holeriths, e também aos responsáveis pelo site, informações com relação a denúncia ofertada para averiguação, e determinou que, a disponibilização do documento seja feita junto a liberação do pagamento.
Foi anexado uma justificativa(declaração), da senhora ELIANE SOUZA DE CARVALHO, Diretora do Departamento de Pessoal. Relatou que "o RH, tanto entrega de forma impressa ao servidor que solicita, quanto encaminha via aplicativo WhatsApp ao servidor cujo número de telefone encontra-se registrado na pasta funcional. Sobre a demora na disponibilização do documento de forma online, o site passa por inúmeras atualizações, o que as vezes impede o acesso ao holerith pelo servidor. Por derradeiro, cumpre ressaltar que, na falta do documento na modalidade online, o mesmo pode ser solicitado ao RH."

Lista de arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento