Praça Atacil Luiz Arantes

por Câmara de Indiaporã última modificação 08/10/2020 17h06
Praça Atacil Luiz Arantes, localizada na Cohab Cláudio Ribeiro Correa, na cidade de Indiaporã, foi denominado pelo Projeto de Lei Nº 81/2020, de autoria da vereadora Cristina Aydar Arantes - Lei 1.1580/2020 Indiaporã SP 19/08/2020

===========================================================================================

Lei 1.158/2020 Indiaporã SP 19/08/2020 - Praça Atacil Luiz Arantes

===========================================================================================

Praça Atacil Luiz Arantes

ATACIL LUIZ ARANTES

Atacil Luiz Arantes nasceu dia 12 de setembro de 1919, na cidade de Patos, hoje Paulo de Farias, filho de Orozimbo Luiz Arantes e Francisca Menezes Arantes. Mudou-se para Itaporã, hoje Indiaporã, com 20 anos de idade. Teve a mudança transportada por carro de boi.

Logo que chegou ao município, encontrou sua primeira paixão, Ormeziria, aquela que viria a ser a mãe de seus primeiros filhos, mas foi recrutado para o exercito de Campo Grande, deixando-a na espera para que se casassem em seu retorno, o que realmente aconteceu. Deste casamento tiveram 7 filhos: Aladir, Maria Francisca, Alamir, Carmem, Araci, Atacil Junior e Ormeziria (Mi).

Atacil ficou viúvo e casou-se com a senhora Jalda, sua segunda esposa, tendo mais 04 rebentos: Vera, Vânia, Othaydes e Vivian; completando então 11 filhos e deles 26 netos e 30 bisnetos.

Em 1942 foi convocado pelo Exército Brasileiro, para servir a Segunda Guerra Mundial, tendo sido dispensado por ter se casado e já ter tido seu primeiro filho, Aladir Antônio Arantes.

Foi eleito vereador por 3 mandatos em Indiaporã, sendo eleito também 1º presidente da câmara e permanecendo neste cargo por mais 3 anos seguidos, de 1955 a 1958. Neste período, Atacil Luiz Arantes apresentou projetos de suma importância enquanto, dentre eles um se destaca: instituiu o descanso semanal remunerado, pois até então trabalhava-se de domingo a domingo e também sugeriu a 1ª sessão solene em comemoração ao dia do município em 12 de maio de 1958. Trabalhou 18 anos em prol ao município sem remuneração, visando seu desenvolvimento e bem estar da população.

 Dentre seus trabalhos destacam-se: os três mandatos de vereador, auxílio na Construção da 1ª Igreja Matriz, doação do sino de badalo, trabalhou com mobral e foi presidente do CCI.

Residiu em Indiaporã por 80 anos e veio a falecer em 02 de dezembro de 2019, sendo hoje feita esta justa homenagem.

===========================================================================================

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 81/2020 

Dá denominação de PRAÇA ATACIL LUIZ ARANTES à logradouro público no Município de Indiaporã-SP.

         Art. 1º A Praça da COHAB “CLAUDIO RIBEIRO CORRÊA” desta cidade, denominar-se-á PRAÇA ATACIL LUIZ ARANTES.

         Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

         Art. 3º  Revogam-se as disposições contrárias.

         Plenário José Batista Maldonado, 10 de agosto de 2020. 

CRISTINA AYDAR ARANTES

- VEREADORA PROS -