CRAS Luzia Cabral de Oliveira

por Câmara de Indiaporã última modificação 21/12/2017 09h35
CRAS Luzia Cabral de Oliveira, na cidade de Indiaporã, foi denominado pelo Projeto de Lei Nº 073/2017, de autoria da vereadora Elen Christina da Silva - Lei 926/2017 Indiaporã SP 23/11/2017

===========================================================================================

Lei 926/2017 Indiaporã SP 23/11/2017 - CRAS Luzia Cabral de Oliveira

===========================================================================================

India Bonita

LUZIA AFONSO CABRAL DE OLIVEIRA nasceu em Lins, São Paulo, no dia 06 de setembro de 1953.

Filha de José Conrado Cabral e Ana Maria Afonso Cabral.

Passou parte de sua infância em Promissão, São Paulo, onde iniciou o curso primário. Seu pai era professor de desenho de máquinas na Escola “Artesanal de Promissão”.

Com sete anos de idade, sua família transferiu residência para Santos-SP, onde seu pai foi funcionário da Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA). Luzia nessa localidade prosseguiu com os estudos na Escola “Santa Tereza”, onde concluiu o ensino primário em 25/11/1965. Posteriormente, ingressou no Ginásio Industrial Estadual “Escolástica Rosa”, onde concluiu o curso ginasial em 16/12/1970.

          Em razão do óbito de seu pai, sua família retornou para Lins-SP, no início de 1971.

          Após concluir o curso colegial no Instituto de Educação Estadual “21 de Abril” de Lins, em 21/12/1973, ingressou na Faculdade de Serviço Social de Lins onde colou grau em 10/12/1977.

          Em meados de 1978, fora informada da existência de uma vaga de Assistente Social em Indiaporã-SP, tendo a mesma se encaminhado a esta localidade onde fora contratada em 03 de julho de 1978.

          Em 12 de dezembro de 1981, casou-se com José Benedito de Oliveira e da união nasceram os filhos, Janaina Cabral de Oliveira e Anderson Cabral de Oliveira, considerando sua família, sua maior riqueza.

          Luzia Cabral foi a segunda assistente social do município de Indiaporã e permaneceu no cargo até o dia 11 de setembro de 1991, quando solicitou sua exoneração, após ter permanecido aproximadamente dois anos afastada do serviço sem vencimentos.

          Durante o período que exerceu o cargo na municipalidade, pode desenvolver várias atividades socioassistenciais, sempre voltadas à integração e promoção social no Centro Comunitário de Indiaporã. Destacando-se cursos desenvolvidos pelo Senai, Cursos e Projetos da Legião Brasileira de Assistência (LBA), incluindo a criação Centro de Convivência dos Idosos, Projetos da Secretaria da Promoção Social, destacando-se o IAFAM (Instituto de Assuntos da Família) que disponibilizava subsídios financeiros às famílias em situação de vulnerabilidade social. Mobilizou pessoas da comunidade com a finalidade de instalar a APAE de Indiaporã. Também foi responsável pela merenda escolar (distribuição de gêneros alimentícios e cardápios) durante vários anos, transporte de pacientes, cadastramento imobiliário das casas da CESP disponíveis às família da municipalidade, dentre outras atividades.

          Luzia Cabral de Oliveira sempre considerou que seu trabalho em Indiaporã acrescentou muito ao seu crescimento profissional e sempre se sentiu privilegiada por estar junto de líderes da comunidade que se preocupavam com os cidadãos que se encontravam em acentuado declínio do bem estar básico e de direito dos seres humanos. Em 1978, era considerável em Indiaporã o número de famílias que vivenciavam precárias condições de moradia, saneamento, energia elétrica e seus os meios de subsistência eram inexistentes e ou mínimos. 

          Em 12 de abril de 1991, mediante processo seletivo, fora contratada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para atuar como Assistente Social na Terceira Vara e Anexo da Infância e Juventude da Comarca de Fernandópolis, onde continua desempenhando as funções atinentes à profissão. Mesmo exercendo a profissão em outro município, há quase 40 anos, desde que aqui fixou residência, Luzia Cabral de Oliveira nunca mudou-se de Indiaporã.

===========================================================================================

PROJETO DE LEI Nº 073/ 2017 DO LEGISLATIVO

DÁ DENOMINAÇÃO AO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS DE INDIAPORÃ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

                   Art. 1º O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS, no município de Indiaporã, passa a denominar-se “LUZIA CABRAL DE OLIVEIRAem homenagem a assistente social Luzia Afonso Cabral de Oliveira.

                   Art. 2º  Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

                   Art. 3º  Revogam-se as disposições contrárias.

                   Plenário José Batista Maldonado, 01 de novembro de 2017.

                   ELEN CHRISTINA DA SILVA - vereadora PSDB -