Rua João Benedito de Oliveira

por India Porã publicado 09/06/2016 09h20, última modificação 10/07/2017 17h19
Rua João Benedito de Oliveira, na cidade de Indiaporã, foi denominada pelo Projeto de Lei Nº 77/2010, de autoria do vereador Paulo Roberto de Oliveira Mello - Lei 421/2010 Indiaporã SP 06/10/2010

===========================================================================================

Lei 421/2010 Indiaporã SP 06/10/2010 - Rua João Benedito de Oliveira

===========================================================================================

João Benedito de Oliveira

JOÃO BENEDITO DE OLIVEIRA, nasceu no dia 12/01/1906,em Ribeirão Claro, (atualmente Guapiaçu), Comarca de Tanabi,  Estado de São Paulo. 

Filho de João Barbosa de Oliveira e Maria Jacintha de Jesus, que vieram para essa região por volta de 1927. De um total de 9 irmãos, sendo esses: Lheodoro, Izaú, Joaquim, Jacinta, Satilha, Lucília, Maria e Justo, era o quarto filho do casal.

Em 15 de fevereiro de 1931, casou-se com Ana Cândida de Oliveira, e deste matrimonio nasceram treze filhos: Sebastião Marques de Oliveira, Sebastiana Santana de Oliveira Costa, Paulo Sant’anna de Oliveira, Benedito João de Oliveira, João Marques de Oliveira, Aparecida Izaura de Oliveira Salani, Demétrio Marques de Oliveira, Inocêncio Marques de Oliveira, Olívia Cândida de Oliveira Arantes, José Benedito de Oliveira, Adelson Marques de Oliveira, Anésio Marques de Oliveira e Terezinha Fátima de Oliveira Lopes, dos quais  constituíram-se: 38 Netos61 Bisnetos e 6 Tataranetos. Permaneceram casados por 38 anos.

Desde 1927 foi morador de Indiaporã, portanto antes de sua emancipação política, tendo acompanhado o desenvolvimento do município desde sua fundação.  Conheceu e participou como cidadão de toda a história cultural, política e administrativa desta cidade.

Trabalhou como lavrador e barbeiro aos finais de semana, mas teve em sua vida profissional a carpintaria como atividade principal.  Considerando as dificuldades da época, era muito procurado para construir urnas funerárias. Construiu na região várias sedes em propriedade rurais. Dois serviços por ele efetuados marcaram sua profissão:  a lapidação do primeiro cruzeiro fincado na praça da matriz. Atualmente, a cruz (em parte preservada) se tornou objeto histórico, estando exposta a visitação pública na Casa do Sertanejo Jamila Portilho do Nascimento. O outro serviço foi o de carpintaria realizado na construção da Escola Othaydes Luiz Arantes.

João Benedito de Oliveira, faleceu em 30/04/1969, aos 63 anos, mas foi uma pessoa trabalhadora, honesta, de caráter ilibado e de índole peculiar, que sempre honrou a família. 

===========================================================================================

PROJETO DE LEI Nº 77/2010

“Dá denominação ao prolongamento da Rua Miguel Antonio de Rezende, esquina com a Rua Luis Antonio de Indiaporã e dá outras providências”.

Art. 1º O prolongamento da Rua Miguel Antonio de Rezende, a partir da esquina do cruzamento com a  Rua Luis Antonio de Indiaporã,  denominar-se-á JOÃO BENEDITO DE OLIVEIRA.

Art. 2º As despesas decorrentes da presente lei, correrão por conta de dotações próprias, consignadas no orçamento, suplementadas se necessário.

Art. 3º  Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Indiaporã-SP, 05 de Outubro de 2010.

PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA MELLO - Presidente