Rua Dr. Paulo Macedo Garcia

por India Porã publicado 24/08/2017 11h20, última modificação 08/10/2020 13h45
Rua Dr. Paulo Macedo Garcia na cidade de Indiaporã-SP foi denominada conforme projeto de lei 80/2020 de autoria da vereadora Elen Christina da Silva. Lei 1.157/2020 Indiaporã SP 19/08/2020

 

===========================================================================================

 Lei 1.157/2020 Indiaporã SP 19/08/2020 - Rua Dr. Paulo Macedo Garcia

===========================================================================================

India Bonita

PAULO MACEDO GARCIA, nasceu dia 30 de novembro de 1919 em Barretos-SP.

 

Filho do senhor Urias Garcia de Oliveira e dona Coleta Macedo de Oliveira

 

Em 1943, vieram para Indiaporã, junto com seus pais e seus 4 irmãos. Adquiriram um fazenda de 450 alqueires de terras, dividido em partes iguais de 90 alqueires para cada um.

 

Estudou em Barretos até entrar na Faculdade Fluminense de Medicina em 1941 à 1946, em Niterói, quando na época era a Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Na ocasião por falta de dinheiro, apesar da ajuda e esforço da família, obteve moradia de pensão na residência do presidente Getúlio Vargas. Trabalhou durante todo o curso médico, em hospitais no Rio de Janeiro.

 

Em 31 de janeiro de 1951 casou-se com a senhora Eirolettes de Mendonça Garcia e tiveram os FILHOS – Ana Maria Garcia Cardoso, Marco Antônio Mendonça Garcia, Paulo Macedo Garcia Filho, Marcelo Mendonça Garcia, Norberto Mendonça Garcia e Carlos Alberto Mendonça Garcia.

 

Em 1946, após sua formatura, veio residir em Indianópolis (na Avenida Nove de Julho, atrás da Igreja Matriz). Foi o primeiro médico do município, humano, idealista, com muita garra, obstinação e amor ao próximo veio para o Povoado de Indianápolis, (Como era chamado na época) Dr. Paulo teve um papel preponderante na história da cidade, que lutou e trabalhou muito para sua emancipação de povoado em Município. Foi um dos fundadores do Município de Indiaporã em 1953, pois antes era apenas um Povoado. Ele junto com outras autoridades encaminharam para o Presidente da Assembleia Legislativa Estadual, os documentos necessários para constituição jurídica do município, requerendo o plebiscito para o desmembramento de do município de Indiaporã de sua sede, a cidade de Fernandópolis.

 

Em 1955 transferiu-se para São José do Rio Preto. Após ter instalado toda sua família nesta cidade, inclusive sua mãe D. Coleta, iniciou curso de especialização em Dermatologia, na cidade de São Paulo. Após concluir sua especialização, retornou para São José do Rio Preto, tornando-se o primeiro Dermatologista da cidade e região. No final do ano de 1955, foi convidado para assumir o Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia, centro especializado no tratamento de Câncer de Pele. Em 1968, foi eleito Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, função eletiva exercida por 10 anos. Como Provedor da Santa Casa, fez várias melhorias no Hospital, construiu novas Alas para atender à crescente demanda por aquele hospital, exemplificativamente a Ala das Gestantes, o novo refeitório para os funcionários, a Lavanderia, a Ala do Isolamento de Doenças Infecto Contagiosas, Ala do Almoxarifado, a nova Cozinha, aumentou o número de Leitos, alcançando em sua gestão o número de 350 Leitos. Nesta época dado a necessidade de se ter um Serviço de Radioterapia em São José do Rio Preto de Alta Voltagem, para que se tratasse todos os tipos de Canceres, era necessário se construir novas instalações para este tratamento do Câncer, para que desta forma, todos os pacientes de Rio Preto e Região, não precisassem se encaminhar para outros Centro de Tratamento do Câncer, assim nasceu a URRMEV , Unidade Regional de Radioterapia e Megavoltagem, instituto especializado que hoje encontra-se com 42 anos de atuação, destacando-se como referência regional no Tratamento do Câncer. Exerceu suas atividades profissionais como Médico Dermatologista entre 1955 à 1978.

O seu falecimento ocorreu em janeiro de 2004 na cidade de São José do Rio Preto, em sua residência na Rua Presciliano Pinto, 734. 

===========================================================================================

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 80/2020 

Dá denominação de RUA DR. PAULO MACEDO GARCIA à logradouro público no Município de Indiaporã-SP.

         Art. 1º A Rua 6 da COHAB “CLAUDIO RIBEIRO CORRÊA” desta cidade, denominar-se-á RUA DR. PAULO MACEDO GARCIA.

         Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.     

         Art. 3º  Revogam-se as disposições contrárias.

         Plenário José Batista Maldonado, 10 de agosto de 2020. 

ELEN CHRISTINA DA SILVA

- VEREADORA PSDB -